Postagens

Mostrando postagens de Maio 16, 2015

Alunos do 3°CD - Como montar a FICHA DE ESTUDOS

Imagem
Olá Queridos Alunos,
A atividade de criação da FICHA DE ESTUDOS sobre Bacias Hidrográficas do Brasil pode ser desenvolvida a partir do WORD.
Estou postando aqui um modelo para vocês terem uma ideia de como fazer (fiz sobre Climas do Brasil). Usem a sua criatividade para otimizar e tornar o seu trabalho mais pessoal.
Eu usei o Word, como citei acima. Fiz a formatação normalmente, usando os recursos do próprio editor de textos. Como eu tenho dificuldade para criar imagem, que é o formato no qual vocês devem entregar seus trabalhos, fiz o seguinte. Salvei o documento em .doc. Depois abri o documento e o "salvei como" PDF. Se na sua versão do WORD não tiver esta opção, podem emular uma impressora com o programa PDF995, facilmente encontrado na net. Este programa simula uma impressora. Mandando imprimir o doc nesta "impressora", ela salva seu arquivo como PDF.
Bem, com o PDF, você abre o arquivo e usa a opção EDITAR => Tirar um instantâneo. Esta opção permite que você se…

SETE DICAS - Como fazer um resumo

Imagem
Uma grande dificuldade em se fazer um resumo é saber por onde começar. Vou escrever aqui algumas dicas, em resposta a muitas dúvidas de meus alunos. Espero que os ajude a começar seu resumo.




Dica 01 - Um resumo deve ser escrito após a leitura atenta e concentrada do texto que se pretende resumir. Não é uma cópia simples, mas pode-se usar trechos importantes do texto copiados diretamente, neste caso, deve-se colocar entre aspas e fazer esta indicação, citando o autor.

Dica 02 - Não faça uma leitura só e escolha trechos para copiar em seu caderno, o RESUMO bem feito é aquele em que se consegue explicitar ideias contidas no texto, de modo que se torne fácil entender o CONTEXTO, as DEFINIÇÕES, CONCEITOS e EXEMPLOS dados pelo autor. Isso exige mais de uma leitura.

Dica 03 - Identifique no título o assunto que está sendo tratado. Faça um esboço antes de começar a escrever, de modo que saiba quantos assuntos abordará. Lembre-se, em cada parágrafo, um assunto.




Dica 04: Da mesma maneira que pode-s…