SETE DICAS - Como fazer um resumo

Uma grande dificuldade em se fazer um resumo é saber por onde começar. Vou escrever aqui algumas dicas, em resposta a muitas dúvidas de meus alunos. Espero que os ajude a começar seu resumo.






Dica 01 - Um resumo deve ser escrito após a leitura atenta e concentrada do texto que se pretende resumir. Não é uma cópia simples, mas pode-se usar trechos importantes do texto copiados diretamente, neste caso, deve-se colocar entre aspas e fazer esta indicação, citando o autor.

Dica 02 - Não faça uma leitura só e escolha trechos para copiar em seu caderno, o RESUMO bem feito é aquele em que se consegue explicitar ideias contidas no texto, de modo que se torne fácil entender o CONTEXTO, as DEFINIÇÕES, CONCEITOS e EXEMPLOS dados pelo autor. Isso exige mais de uma leitura.

Dica 03 - Identifique no título o assunto que está sendo tratado. Faça um esboço antes de começar a escrever, de modo que saiba quantos assuntos abordará. Lembre-se, em cada parágrafo, um assunto.




Dica 04: Da mesma maneira que pode-se partir do título para o assunto, faça um caminho inverso. Tente dar um título para cada parágrafo. Pode-se, então, resumir cada parágrafo, identificando a IDEIA PRINCIPAL contida nele. Como podemos identificar a ideia central? Perguntando “para o texto”: O quê? Por quê? Como? Quando? Onde?.

Dica 05 - Se você não estiver seguro para fazer desta forma, pode LER o texto e reescrever com suas próprias palavras o que entendeu de cada parte dele. Cada parágrafo pode ser grifado, identificando as PALAVRAS-CHAVE, depois se escreve apenas a ideia contida no parágrafo, como uma conclusão para cada um deles.

Dica 06 - Antes de começar um resumo é importante saber para que ele será utilizado. Muitas vezes, pede-se um resumo de texto para ajudar o aluno a fixar melhor os conceitos e definições, de modo que compreenda melhor as ideias analisadas em um texto. O resumo pode servir ainda como GUIA DE ESTUDO para as avaliações, uma vez que estará sendo feito pelo aluno, escrito com a “sua linguagem”, ficando mais fácil de entender as ideias contidas no texto resumido.

Dica 07 - Comece! Quanto antes começar, mais fácil para superar este desafio!

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oriente Médio - Textos e Atividades

ATIVIDADES SOBRE O FILME “DIÁRIOS DE MOTOCICLETA”

ATIVIDADE SOBRE O FILME “QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO”