Austrália

Geografia da Austrália








Abrangendo uma área total de 7,69 milhões de quilômetros quadrados, o continente australiano é a maior ilha do mundo, mas o menor continente. Em distância, o continente se estende por cerca de 3.700 quilômetros de norte a sul e 4.000 quilômetros de leste a oeste, fazendo dele a sexta maior nação, depois de Rússia, Canadá, China, Estados Unidos e Brasil.
A Austrália também é o único continente que é governado como um único país. Algumas vezes, ele é chamado de continente "ilha", cercado por oceanos. Nosso território oceânico também é o terceiro maior do mundo, abrangendo três oceanos e cobrindo cerca de 12 milhões de quilômetros quadrados. Também temos uma das populações mais urbanizadas e concentradas no litoral, com mais de 80 por cento dos residentes vivendo nos 100 quilômetros da costa.
Atualmente, a Austrália tem uma população de quase 23 milhões de pessoas. Governo Australiano A Austrália tem três níveis de governo – o Governo Federal Australiano, os governos dos seis estados e dois territórios e cerca de 700 autoridades governamentais locais.
A Austrália é uma nação com um único governo nacional desde 1º de janeiro de 1901. Ainda que seja dividida em estados e territórios com seus próprios governos, somos todos unidos em uma só nação.
A Austrália é uma monarquia constitucional, com a Rainha Elizabeth II do Reino Unido como chefe de estado, motivo pelo qual a bandeira australiana inclui a Union Jack (junto com a Estrela da Commonwealth e o Cruzeiro do Sul). A Rainha nomeia o Governador Geral da Austrália como seu representante a partir da indicação do Governo Australiano eleito. O Governador Geral nomeia os ministros a partir da indicação do Primeiro Ministro.
O sistema de governo da Austrália é baseado na tradição liberal democrática, que inclui a tolerância religiosa e a liberdade de expressão e de associação. A Constituição Australiana estabelece as funções do Governo Australiano, como relações externas e comércio exterior, defesa e imigração. Os estados e territórios são responsáveis por questões que não sejam atribuídas ao governo federal.
Dois grandes grupos políticos que geralmente formam o governo, em níveis federal e estadual: o Partido Trabalhista Australiano e a Coalizão, que é uma união formal do Partido Liberal e de seu parceiro minoritário, o Partido Nacional. Por meio de uma eleição, os cidadãos australianos escolhem esse partido majoritário ou coalizão para governar. O outro partido majoritário ou coalizão é chamado de "a oposição". 

Austrália multicultural



A sociedade australiana é composta de pessoas de uma rica variedade de históricos culturais, étnicos, linguísticos e religiosos, e essa é uma característica definidora da sociedade australiana moderna. Os povos Aborígenes e das Ilhas do Estreito de Torres habitam a Austrália há dezenas de milhares de anos. A maioria dos australianos são imigrantes ou descendentes de imigrantes vindos de mais de 200 países que chegaram ao país durante os últimos dois séculos. O idioma mais falado na Austrália é o inglês, e a religião mais praticada é o Cristianismo, mas idiomas estrangeiros e outras religiões são comuns.

Cidades, estados e territórios



A Austrália está dividida em seis estados e dois territórios. Canberra é a capital nacional e o centro do governo. Ela está a aproximadamente 290 quilômetros ao sul de Sydney no Território da Capital Australiana (ACT). Canberra foi formada sobre a antiga terra do povo indígena Ngunnawal, e seu nome aparentemente significa "lugar de encontro", originado da palavra aborígene "Kamberra". É a sede de instituições nacionais importantes, inclusive do Parlamento Australiano e da Suprema Corte da Austrália.
New South Wales é o estado mais antigo e populoso da Austrália. Originalmente, foi estabelecido como uma colônia penal na costa de Port Jackson, onde agora se encontra a fervilhante capital Sydney. Mais de um terço dos australianos vivem em New South Wales, e Sydney é a maior cidade do país.
Victoria é o menor dos estados continentais em tamanho, mas é o segundo mais populoso. Melbourne é a capital e a segunda cidade mais populosa da Austrália. Durante a corrida do ouro em 1850, ela se tornou uma das maiores e mais ricas cidades do mundo. Algumas vezes, Melbourne é chamada de a "capital cultural da Austrália" e é o local de nascimento do cinema, da televisão, da arte, da dança e da música australiana. O entusiasmo da população de Victoria pelo esporte também é lendário e foi aqui que o Futebol Australiano começou.
Queensland é o segundo maior estado da Austrália em tamanho. A capital é Brisbane, a terceira cidade mais populosa da Austrália. Os moradores de Queensland desfrutam de mais dias ensolarados e de calor no inverno que a maioria dos demais estados australianos, e o estado é perfeito para todos os tipos de atividades ao ar livre e esportes aquáticos. Queensland também é o lar da famosa Grande Barreira de Corais, além de cinco áreas consideradas Patrimônio da Humanidade.
A Austrália do Sul é um estado localizado na parte centro-sul do país, abrangendo algumas das regiões mais áridas do continente. É o quarto maior estado da Austrália e faz fronteira com todos os estados do continente e com o Território do Norte. A capital do estado é Adelaide, a quinta maior cidade da Austrália. A Austrália do Sul tem uma vocação artística próspera e é conhecida como o "Estado dos Festivais", com mais de 500 eventos realizados todos os anos.
Na extremidade superior da Austrália está o Território do Norte. Darwin, na costa do norte, é a capital, e Alice Springs a principal cidade do interior. Alice Springs é o coração físico da Austrália, quase exatamente no centro geográfico do país. O Território do Norte é o lar dos famosos parques nacionais Uluru (Ayers Rock)-Kata Tjuta (as Olgas) e Kakadu.
A Austrália Ocidental é o maior estado do país em área. Cerca de três quartos da população do estado vive na capital Perth, que é a quarta cidade mais populosa da Austrália. O leste do estado é majoritariamente desértico, enquanto o oeste é cercado por quase 13.000 quilômetros de litoral intocado. Em 1890, foi descoberto ouro, e a mineração ainda é um dos principais setores do estado.
A Tasmânia é separada da Austrália continental pelo Estreito de Bass e é o menor dos estados australianos. A capital, Hobart, foi fundada em 1804 como uma colônia penal e é a segunda capital mais antiga do país depois de Sydney. Um quinto da Tasmânia é coberto por parques nacionais e áreas de vida selvagem. É uma das ilhas mais montanhosas do mundo, cuja geologia revela a conexão da Austrália com a Antártida há milhões de anos.
A Austrália também administra as Ilhas Ashmore e Cartier, a Ilha Christmas, as Ilhas Cocos (ou Keeling), as Ilhas do Mar de Coral, as Ilhas Heard e McDonald, a Ilha Norfolk e o Território Antártico Australiano (que abrange 42 por cento do continente antártico) como territórios externos.

Clima na Austrália



A Austrália possui um clima temperado durante a maior parte do ano, mas isso pode variar devido ao tamanho do nosso continente. Os estados do norte geralmente têm clima quente a maior parte do tempo, enquanto aos estados do sul têm invernos mais frios.
A Austrália também é um dos continentes mais secos do mundo, com nível de precipitação médio anual menor que 600 mm. Como todos os países do hemisfério sul, as estações do ano na Austrália são inversas às do hemisfério norte. De dezembro a fevereiro é verão. De março a maio, outono. De junho a agosto, inverno. E de setembro a novembro é primavera.

As estações na Austrália

A Austrália é um país para todas as estações do ano. Você pode fazer praticamente de tudo aqui, em qualquer época do ano. Há quatro estações na maior parte do país e uma estação úmida e uma seca na região tropical ao norte. O verão na Austrália, entre dezembro e fevereiro, é uma época excelente para atividades ao ar livre. Nade nas praias de Sydney ou faça uma caminhada pela trilha Overland, na Tasmânia.
De março a maio é proclamado o outono australiano, uma estação de folhagens flamejantes em Canberra e do Grande Prêmio de Fórmula 1 em Melbourne. O inverno da Austrália, entre junho e agosto, oferece esqui na neve nos Alpes Australianos. Como alternativa, tire umas férias ao sol no inverno. Mergulhe com tubo de respiração na temperada Grande Barreira de Corais ou passeie em um veículo com tração nas quatro rodas pelo Simpson Desert, na Austrália do Sul.
A primavera na Austrália, de setembro a novembro, é a época de observar as baleias e as flores silvestres enquanto você explora a natureza selvagem da região do Margaret River, no Oeste da Austrália. Na Austrália tropical, a estação seca, de maio a outubro, tem céus azuis-claros e dias ensolarados. Esta é a época para conhecer os vibrantes mercados ao ar livre, filmes e festivais de Darwin. De dezembro a março a estação é úmida e quente, com chuvas diárias. Veja cachoeiras retumbantes nos parques nacionais Litchfield e Kakadu ou sobrevoe Katherine Gorge quando o nível de suas águas atingir seu máximo.

O povo aborígine sonha em um continente atemporal

Pensava-se que o povo aborígine da Austrália tinha chegado aqui de barco, vindo do sudeste asiático durante a última Era Glacial, há pelo menos 50.000 anos. Por ocasião da descoberta e colonização europeia, até um milhão de pessoas aborígines viviam em todo o continente como caçadores-coletores. Eles estavam espalhados em 300 clãs e falavam 250 idiomas e 700 dialetos. Cada clã tinha uma conexão espiritual com uma parte específica da terra, mas também viajava muito para comercializar, encontrar água e frutas e verduras sazonais e para fazer reuniões rituais e totêmicas.
Não obstante a diversidade de suas terras natais – desde desertos no outback e florestas tropicais até montanhas cobertas de neve –, todo o povo aborígine compartilhava a crença na esfera mágica e atemporal de Dreamtime (“Tempo dos Sonhos”). Segundo o mito aborígine, espíritos ancestrais totêmicos criaram todos os aspectos da vida durante o Dreamtime da criação do mundo. Esses espíritos ancestrais continuam a conectar fenômenos naturais, bem como o passado, o presente e o futuro, através de cada aspecto da cultura aborígine.

Os ingleses chegam e trazem seus condenados

Alguns exploradores europeus navegaram pela costa da Austrália, então conhecida como Nova Holanda, no século 17. No entanto, não foi até 1770 que o Capitão James Cook mapeou a costa oeste e a reivindicou para os britânicos. O novo posto avançado foi usado como colônia penal e em 26 de janeiro de 1788, a primeira frota de 11 navios que levavam 1.500 pessoas – metade delas condenados – chegou ao porto de Sydney.
Até a extinção do transporte penal em 1868, 160.000 homens e mulheres vieram para a Austrália como condenados. Enquanto colonizadores livres começaram a chegar a partir do início dos anos 1790, a vida para os prisioneiros era difícil. Havia cinco vezes mais homens do que mulheres e estas viviam sob a ameaça de exploração sexual.
Homens que voltavam a transgredir a lei eram brutalmente açoitados ou podiam ser enforcados por crimes tão pequenos como o furto. O povo aborígine deslocado pela nova colonização sofreu ainda mais. A desapropriação da terra e a doença e morte decorrentes das doenças introduzidas prejudicaram os estilos de vida e as práticas tradicionais.

Os colonizadores tomam o continente

Até os anos 1820, muitos soldados, oficiais e condenados emancipados haviam transformado as terras que receberam do governo em prósperas fazendas. Notícias sobre as terras baratas e o trabalho abundante na Austrália traziam mais e mais barcos cheios de migrantes aventureiros da Grã-Bretanha.
Colonizadores ou “squatters” começaram a adentrar cada vez mais os territórios aborígines – com frequência armados – em busca de pastos e água para seus animais.
Em 1825, um grupo de soldados e condenados colonizou o território do povo Yuggera, próximo à Brisbane de hoje. Perth foi colonizada por ingleses em 1829 e, em 1835, um colonizador navegou até Port Phillip Bay e escolheu a localização de Melbourne. Ao mesmo tempo, uma empresa britânica particular, orgulhosa de não ter nenhum vínculo com os condenados, colonizou Adelaide, na Austrália do Sul.

A febre do ouro traz riqueza, migrantes e rebelião

O ouro foi descoberto em Nova Gales do Sul (New South Wales) e na região central de Victoria em 1851, atraindo milhares de homens jovens e algumas mulheres aventureiras, também jovens, das colônias. A eles se juntaram muitos barcos repletos de exploradores vindos da China e um caótico carnaval de artistas, taberneiros, vendedores de bebidas ilegais, prostitutas e charlatões de todas as partes do mundo.
Em Victoria, o governador britânico tenta impor a ordem – uma licença mensal e soldados de cavalaria de mão pesada – em resposta à sangrenta luta antiautoritarismo da barreira de defesa de Eureka, em 1854. Apesar da violência nos garimpos, a riqueza advinda do ouro e da lã trouxe investimentos enormes a Melbourne e Sydney e, nos anos 1880, elas já eram cidades modernas e cheias de estilo.

A Austrália se torna uma nação

Os seis estados da Austrália se tornaram uma nação sob uma única constituição em 1º de janeiro de 1901. Uma das primeiras ações do novo parlamento nacional foi aprovar a legislação, posteriormente conhecida como Política da Austrália Branca, que restringia a migração principalmente a pessoas de origem europeia. Essa política foi desmantelada progressivamente após a Segunda Guerra Mundial e hoje a Austrália é o lar de povos de mais de 200 países.

Os australianos partem para a guerra

A Primeira Guerra Mundial teve um efeito devastador na Austrália. Havia menos de 3 milhões de homens em 1914, mas quase 400.000 deles se ofereceram para lutar na guerra. Estima-se que 60.000 tenham morrido e dezenas de milhares tenham ficado feridos. Como uma reação ao pesar, os anos 1920 foram um turbilhão de novos carros e cinemas, jazz e filmes americanos e entusiasmo pelo Império Britânico.
Quando a Grande Depressão chegou em 1929, as divisões social e econômica se ampliaram e muitas instituições financeiras australianas faliram. O esporte foi a distração nacional e ídolos do esporte, como o cavalo de corrida Phar Lap e o jogador de cricket Donald Bradman, atingiram um status próximo ao de mitos.
Durante a Segunda Guerra Mundial, as forças australianas fizeram uma contribuição significativa para a vitória dos Aliados na Europa, Ásia e no Pacífico. A geração que lutou na guerra e sobreviveu, submergiu disso com uma sensação de orgulho das capacidades australianas. Novos australianos chegam, em uma época de grande crescimento pós-guerra Após o término da guerra em 1945, centenas de milhares de imigrantes de toda a Europa e do Oriente Médio chegaram à Austrália, muitos deles encontrando empregos no crescente setor manufatureiro
 Muitas das mulheres que assumiram empregos nas fábricas enquanto os homens estavam na guerra continuaram a trabalhar durante o tempo de paz. A economia da Austrália cresceu durante toda a década de 1950, com grandes projetos de construção da nação, como o Esquema de hidroelétricas nas Snowy Mountains, montanhas próximas a Canberra.
A demanda internacional pelos principais produtos de exportação australianos – metais, lã, carne e trigo – cresceu, e a Austrália suburbana também prosperava.
A quantidade de casas próprias cresceu drasticamente de meros 40% em 1947 para mais de 70% nos anos 1960.

A Austrália se tranquiliza

Como muitos outros países, a Austrália foi arrastada pela atmosfera revolucionária dos anos 1960.
A nova diversidade étnica da Austrália, a crescente independência da Grã-Bretanha e a resistência popular à Guerra do Vietnã, todos contribuíram para uma atmosfera de mudança política, econômica e social.
Em 1967, os australianos votaram contundentemente “sim” em um plebiscito nacional para permitir ao governo federal legislar em nome dos australianos aborígines e incluí-los nos futuros censos. O resultado culminou com uma sólida campanha reformista tanto pelos aborígines quanto pelos australianos brancos.
Em 1972, o Partido Trabalhista Australiano, sob a liderança idealista do advogado Gough Whitlam, foi eleito ao poder, o que deu fim à dominação pós-guerra da coalizão entre os partidos Liberal e Nacional.
Durante os três anos seguintes, seu novo governo exterminou o serviço militar obrigatório, aboliu o ensino pago universitário e introduziu o atendimento de saúde universal. Ele abandonou a Política da Austrália Branca, adotou o multiculturalismo e introduziu o divórcio sem culpabilidade e igual pagamento para as mulheres. No entanto, em 1975 a inflação e um escândalo levaram o Governador Geral a abandonar o governo.
Na eleição geral subsequente, o Partido Trabalhista sofreu uma grande derrota e a Coalizão Liberal-Nacional governou até 1983. Desde os anos 1970 Entre 1983 e 1996, os governos trabalhistas Hawke–Keating introduziram várias reformas econômicas, como a desregulamentação do sistema bancário e a flutuação do dólar australiano.
Em 1996, um governo de coalizão liderado por John Howard ganhou a eleição geral e foi reeleito em 1998, 2001 e 2004. O governo da coalizão Liberal-Nacional promulgou várias reformas, inclusive mudanças fiscais e dos sistemas de relações industriais.
Em 2007, o Partido Trabalhista, liderado por Kevin Rudd, foi eleito com a pauta de reforma do sistema de relações industriais da Austrália, políticas de mudanças climáticas e dos setores de saúde e educação. 

Conheça um pouco mais sobre a Geografia da Austrália

http://www.australia.com/pt-br/explore/map.aspx?filters=states,icons,cities&zoom=4&centre=-26.999831,127

Fonte: Disponível em http://www.australia.com/pt-br/, acesso em 01/11/2013

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Oriente Médio - Textos e Atividades

ATIVIDADES SOBRE O FILME “DIÁRIOS DE MOTOCICLETA”

ATIVIDADE SOBRE O FILME “QUEM QUER SER UM MILIONÁRIO”